Skip to content
Fruttare sustainabilidad

O que a gente tem a ver com sustentabilidade?

Todos os picolés Fruttare são feitos com frutas de verdade, vindas de fazenda reais que a gente conhece e confia. Nessas fazendas, o cultivo é feito de maneira sustentável, sabe o que é isso? Vem cá que nós explicamos.

Sabe o que mais importa num picolé de fruta? A fruta, lógico! Então, pra fazer um Fruttare bom, mas bom MESMO, essa fruta tem que ser muito especial. E sabe o que a gente acha especial? Cultivo sustentável.

Porque cultivo sustentável melhora a vida dos produtores e das comunidades onde eles vivem. E se a gente pode fazer um picolé delicioso e ajudar os outros ao mesmo tempo, é o que a gente faz!

No Brasil, 100% das frutas de Fruttare já vem de cultivo sustentável. Os papéis que usamos nas embalagens também. E até 2020, tudo o que a gente usa pra fazer Fruttare vai vir de meios sustentáveis, incluindo, os palitos e o açúcar.

É isso! Essa é a nossa história, na real.

Pra você entender melhor nossa história de sustentabilidade, a gente explica do comecinho. Você tá com tempo, né?
Bom, vamos lá!

Pra começar, os picolés Fruttare são feitos por uma empresa chamada Unilever, já ouviu falar? É a mesma empresa que faz maionese Hellmann´s e mais um monte de produtos que você conhece.

Tudo o que a gente faz segue o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP), que é um modelo global baseado em mais de 10 anos de experiência em cultivo agrícola sustentável. Sim, 10 anos!

Mas, enfim, o que importa é que esse é um programa reconhecido no mundo inteiro e serve para auto-verificação de sustentabilidade em vários aspectos, desde social e ambiental até econômico.

Não foi um código criado do nada, tá? Para fazer a coisa direito, o conselho consultivo de agricultura sustentável da Unilever trabalhou com agrônomos do mundo todo, ONGs e outros especialistas em agricultura.

Se você quiser pesquisar, aqui tem mais informações.

Nosso programa de cultivo sustentável segue o Código de Agricultura Sustentável (USAC) tanto para auto avaliação como para comparação com outras normas externas que nós achamos importante respeitar.

Se você quiser pesquisar as normas externas que nos inspiram, procure por: Rainforest Alliance, Fairtrade, Round Table for Sustainable Palm Oil (RSPO), Marine Stewardship Council, Forestry Stewardship Council, padrões orgânicos reconhecidos pela IFOAM e, para papéis, PEFC e FSC.

Com o código USAC em mãos, pedimos para nossos fornecedores e produtores adotarem práticas sustentáveis em suas fazendas. Assim eles demonstram que concordam com as boas normas de desempenho e melhoria contínua ao longo do tempo.

Entendeu? É assim que a gente se envolve e ajuda a sustentabilidade a acontecer.

Boa pesquisa!

Agora, a parte prática:

o que a Unilever faz com este Código USAC.

Nós usamos o Código USAC como base para avaliar os fornecedores e produtores que nos abastecem. São 11 indicadores de sustentabilidade para avaliar:

Agroquímicos e combustíveis; Solo; Água; Biodiversidade; Resíduos; Emissões; Gestão de pessoas; Cadeia de valor e economia local; Cuidados com animais; Treinamento; Desenvolvimento contínuo

Ok! Mas o que isso tudo tem a ver com o sabor do picolé?

Pra você entender melhor, vamos usar 3 exemplos de métricas de sustentabilidade:

Fruttare Agua

Água

A quantidade certa de água é um fator fundamental para uma fruta deliciosa, suculenta e doce. A água é preciosa! Podemos viver em um planeta azul, rodeado por água, mas na realidade somente uma pequena porcentagem da água é facilmente disponibilizada para plantações. Ou para nós. Em muitas regiões é um recurso cada vez mais escasso. Você sabia que somente uma parte muito pequena da água do planeta é água doce - apenas três gotas em cada cem e somente um dessas gotas estão imediatamente disponíveis para o uso? Isso significa não contaminá-la e também significa utilizar a quantidade certa para regar nossas plantações e não desperdiçar nenhum pouco disso.

O USAC pede que nossos produtores adotem medidas para manter a qualidade da água para protege-la da poluição e maximizar a economia.Os aspectos da água que os produtores devem cuidar são:

Coleta de água de chuva; Proteção contra poluição; Gestão de irrigação; Problemas locais de água

Solo

O solo está literalmente na raiz de uma ótima fruta! É realmente importante gerenciar o solo, não apenas para obter colheitas muito saborosas, mas para obter uma vida sustentável na terra

A maioria dos solos mantêm-se naturalmente por conta própria, se intocados. Em uma floresta, por exemplo, os diversos tipos de plantas, quantidades variadas de luz solar e água, inibidores naturais de pragas e fertilizantes naturais são apenas alguns dos meios que a mãe natureza utiliza para manter a incrível colmeia de vida que é o solo. Um solo rico propiciará plantações saudáveis.

Nas fazendas, os produtores têm que trabalhar com bastante dedicação para dar ao solo o mesmo equilíbrio, com o tipo certo de irrigação, nutrição e proteção, para que o rendimento da plantação e a riqueza do solo sejam mantidas. O Código de Agricultura Sustentável da Unilever pede aos produtores que cuidem do solo, não somente para promover uma colheita saborosa, mas para criar um futuro mais sustentável.

Os aspectos do solo que são cuidados pelos fazendeiros são:

Erosão do solo; Compactação do solo; Contaminação do solo; Matéria orgânica; Gestão do solo

Biodiversidade

Acreditamos em um meio ambiente com um mundo de diversidade animal e vida vegetal para levar a um ambiente mais saudável, um futuro sustentável e a abundância de fruta!

O USAC pede que nossos produtores se informem sobre a biodiversidade em suas fazendas e nos arredores e adote medidas positivas para ajudá-la a prosperar.

Os aspectos da Biodiversidade que os produtores devem cuidar são:

Programa de biodiversidade; Biodiversidade plano de ação

Clique aqui para conhecer nosso Índice de Sustentabilidade.

Como você pode perceber, de Norte a Sul do Brasil, nós já aplicamos o nosso Código de Agricultura Sustentável (USAC). Isso significa que as nossas frutas são boas e "do bem".

Quem produz frutas é a natureza, claro. Mas e quem planta essa fruta, cuida, tira do pé e manda pra gente?

São os nossos Parceiros Agrícolas. E nós chamamos de parceiros, porque são super engajados com o conceito de cultivo sustentável, querem sempre aprender novas técnicas e adoram compartilhar o que eles sabem com outros produtores.

Produtores que fazem um trabalho de destaque com os conceitos de sustentabilidade, têm sua fazenda considerada como referência. E ela serve de modelo para outras.

E eles compartilham o próprio sucesso e as boas práticas para batalhar pela sustentabilidade agrícola todos os dias! Até porque, pra manter o sistema de produção sustentável, não depende só deles.

Então, sustentabilidade é um desafio? É! Não é simplesmente algo que você diz: "Pronto! Sou sustentável!"

Pra conquistar a sustentabilidade, todo mundo ao longo da um cadeia tem que colaborar. Desde quem planta, nutre e cultiva as frutas, até você que toma o picolé no final.

Por isso que a gente quer melhorar a vida dos produtores e agricultores que nos fornecem matéria-prima. Porque se a vida deles é boa, o trabalho também vai ser. É assim que a gente pensa.

Se você quiser saber como isso funciona na real, pode ler um documento chamado "Compromissos Sociais e Humanos do Código de Agricultura Sustentável da Unilever". Lá tem as histórias das fazendas que nos fornecem frutas.

Quer falar com a gente? Liga aí!
0800 707 9933
SÓ PRA TERMINAR!

A gente tem um documento muito legal chamado Plano de Sustentabilidade da Unilever. Dá uma lida, vai! Tem muito mais informações interessantes e deu o maior trabalho pra fazer.

Valeu!

dentro de la tienda de helados