Skip to content
Banner vermelho com a logo da Kibon no formato de um coração ao fundo
De sustentabilidade kibon para um mundo melhor.

Glossário

Tudo o que você precisa saber sobre o assunto e seus conceitos mais importantes para colocá-los em prática no dia a dia

Botão redondo com uma seta indicando texto abaixo

Sustentabilidade é uma palavra que você já deve ter visto em muitos lugares – e que bom! - mas muita gente não sabe o que ela significa.

Estamos falando de um termo usado para definir ações que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos – sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Para você não se perder no tema – e entender cada vez melhor o que isso significa e a importância do assunto -, preparamos um pequeno glossário para que, juntos, possamos cuidar ainda mais do nosso mundo.

Desenho com traços simples de várias folhas flutuando
Círculo verde com o desenho simples de uma folha no centro

Termos sobre sustentabilidade que você precisa conhecer

3Rs

Sigla para o conceito Reduzir (o consumo de produtos), Reutilizar (os potes de sorvetes da Kibon, por exemplo), Reciclar (ver Reciclagem).

Biodiversidade

Diversidade de vida animal e vegetal e seu relacionamento entre si em um determinado espaço comum. Preservar essa diversidade é a garantia de proteção à rica variedade de vida, essencial ao equilíbrio do planeta.

Biodegradáveis ou compostáveis

São os que se desintegram na natureza quando descartados. Esse material amigo do planeta pode, inclusive, ser produzido com matéria-prima de origem vegetal.

Bio Based

Qualquer material de base biológica – feito intencionalmente a partir com matéria-prima de origem vegetal – porém não necessariamente reciclável.

Cidadania

Exercício consciente da condição de cidadão, atuando na sociedade com seus direitos e deveres, entre eles: defender o meio ambiente, eleger políticos confiáveis, cuidar do bem público.

Coleta seletiva

Sistema de recolhimento de materiais descartados para serem reciclados ou reutilizados.

Desenvolvimento sustentável

Aquele capaz de suprir as necessidades da atual geração sem colocar em risco a capacidade de atender às gerações futuras utilizando os recursos naturais de forma a não esgotá-los.

Economia circular

Oposto ao modelo linear de extração, transformação, consumo e descarte, que gera desequilíbrios ambientais, sociais e econômicos. A economia circular é regenerativa e restaurativa, tendo como objetivo manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor – com o menor impacto ambiental possível.

Educação ambiental

Ensino dedicado à orientação e conscientização sobre os problemas ambientais e como resolvê-los promovendo a conservação da natureza e dos recursos naturais.

Energia limpa

Toda energia gerada por meio de fontes renováveis e sem emissão de poluentes. Hoje, as grandes fontes de energia limpa vêm da luz do sol (energia solar) e dos ventos (energia eólica).

Mobilidade urbana

Condição de deslocamento das pessoas nas cidades. O sistema de locomoção urbana mais desejável é o que privilegia múltiplas maneiras: a pé, de bicicleta, através de transporte individual ou coletivo.

Mudanças climáticas

Alterações atmosféricas provocadas principalmente pelas atividades humanas como o uso de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa. As consequências são o derretimento das geleiras e o aumento do nível dos oceanos, tempestades mais intensas e secas mais severas. Essas alterações, no fim das contas, levam a um impacto gigantesco no dia a dia de bilhões de pessoas, já que a colheita de alimentos pode ser influenciada, gerando um risco de falta de alimentos no futuro.

ODS

Sigla para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, da ONU. É um esforço conjunto de países, empresas e instituições para garantir os direitos humanos, lutar contra a injustiça e desigualdade, acabar com a pobreza e agir contra as mudanças climáticas.

Reciclagem

Processo de transformação de materiais como plástico, papel, vidro, metal, entre outros, em novos produtos. A reciclagem promove economia de matéria-prima, energia elétrica e água, além de reduzir a quantidade de rejeitos nos aterros sanitários e em lugares indevidos – como nos oceanos.

Reciclado

Materiais que foram criados através do processo de reciclagem, ganhando novas funções e tornando o mundo mais sustentável. Em breve, 25% de nossas embalagens Unilever serão de plástico reciclado.

Recursos naturais

Recursos disponibilizados pela natureza úteis às atividades humanas. Podem ser renováveis ou inesgotáveis – como solos, ventos e luz solar – e não renováveis ou esgotáveis: água potável, minérios, florestas, petróleo e gás natural. Por isso precisam ser utilizados de forma racional e inteligente.

Responsabilidade socioambiental

Maneira de administrar uma empresa com atenção aos impactos que a produção e seus processos podem ter sobre a comunidade local, a sociedade e o meio ambiente.

Voltar ao índice

Sustentabilidade e você

Você também tem um papel importante nessa luta: fique de olho nas embalagens que são recicláveis (99% das embalagens KIBON já são!) para que possam ser separadas e enviadas para organizações que promovem a coleta seletiva em seu bairro. Se isso não for possível, você pode enviar esses materiais para postos ou cooperativas de coleta, que serão posteriormente encaminhados a empresas recicladoras para se tornar novos produtos. No caso do plástico, por exemplo, os materiais passam por uma triagem, sendo separados por tipos diferentes para depois ser moído, lavado e secado.

Três potes de sorvete Kibon Mousse nos sabores maracujá, chocolate e limão

Agora que você já conhece melhor o universo da sustentabilidade, alguns de seus termos e como fazer sua parte, aproveite para conferir o que a Kibon está fazendo para um mundo melhor.

Juntos iremos mais longe!

Palito de madeira com a logo da Kibon no formato de coração na ponta

Que tal juntar-se a nós?

Utilize nossos canais de comunicação para enviar sugestões e ideias.

Vamos fazer, juntos, a parte que nos cabe na construção de um mundo melhor.